António Miguens
António Miguens
Os Contos de Cantuária e os 7 Pecados Mortais
Loading
/

Os Contos de Cantuária: uma abordagem aos sete pecados mortais

Os Contos de Cantuária, escritos por Geoffrey Chaucer no século XIV, são considerados um marco na literatura inglesa e uma das obras mais importantes da literatura mundial. A obra, composta por diversas histórias contadas pelos personagens que viajam juntos em peregrinação à Catedral de Cantuária, é conhecida pela sua abordagem aos sete pecados mortais.

A ideia de pecado é um tema recorrente na obra de Chaucer, que se encontra presente em cada um dos personagens que contam as suas histórias. Cada conto é centrado em um personagem que personifica um dos sete pecados mortais estabelecidos por Gregório I quinhentos anos antes dos Contos de Cantuária.

A luxúria é representada pelo monge que gosta de caçar e se divertir com mulheres; a avareza é personificada pelo mercador ganancioso; a gula pelo cozinheiro que adora comer e beber em excesso; a ira pelo frade zangado e amargurado; a inveja pela história da parábola do bom samaritano, em que os personagens ignoram um homem ferido por inveja de sua posição social; a preguiça é representada pelo padre que prefere caçar e pescar a cumprir suas obrigações religiosas; e o orgulho é personificado pelo cavaleiro extremamente orgulhoso de sua linhagem e realizações.

A abordagem aos sete pecados mortais em Os Contos de Cantuária foi levada ao cinema em 1972 pelo diretor italiano Pier Paolo Pasolini, em seu filme homônimo. A adaptação de Pasolini é considerada a mais famosa abordagem dos Contos de Cantuária, e reforça a ideia de pecado presente na obra de Chaucer.

No entanto, é importante lembrar que a obra de Chaucer não se resume apenas à abordagem dos sete pecados mortais. Os Contos de Cantuária também abordam temas como amor, traição, ambição, justiça e virtude, e apresentam uma visão diversa e rica da sociedade inglesa do século XIV.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *